Fobia Social, me sinto um lixo por causa disso

Então é assim, eu sempre fui tímida mas essa timidez evoluiu para fobia social… Quando chegou a altura de entrar na faculdade eu não sabia bem que curso escolher, então fui para um onde não tivesse que ir morar fora pois sentia um medo terrível de fazer tal coisa. Entrei mas não gostei e tive muitas dificuldades e desisti. No ano seguinte me candidatei a outro mas este era longe, entrei mas ia e vinha todos os dias de autocarro. Esse ano foi horrível para mim, não consegui fazer amigo nenhum nem criar laços com ninguém, passava os dias sem falar com ninguém e até ir às aulas era uma tortura para mim, me sentia muito mal e com vontade de ir logo embora… Não passei de ano, mas não tive coragem de dizer aos meus pais. Tinha esperança que no ano seguinte conseguisse enfrentar isso então no segundo ano continuei no curso graças também ao meu namorado, foi nesse ano que começamos a namorar e estávamos muito apaixonados (ele é filho de uma amiga da minha mãe) então eu estava animada e até tentei socializar mais nesse ano mas também não resultou porque cada vez sentia mais medo de sair e conviver com pessoas que não conhecia bem, então quase sempre recusava os convites dele para sair junto com os amigos dele e não estava conseguindo sequer ir as aulas… No fim do ano me senti muito mal mas não tive coragem de dizer aos meus pais e não disse que chumbei de ano… Foi nesse ano que descobri que tinha fobia social… No ano seguinte aconteceu o mesmo e então eu quis desistir e disse isso aos meus pais mas eles ficaram muito mal e não aceitaram a minha decisão. Disseram que tinha que fazer um curso e que não podia desperdiçar assim tanto tempo e dinheiro, pois foram eles que me pagaram sempre tudo… Enfim, eles me obrigaram a inscrever de novo este ano e eu não estou a conseguir ir as aulas, sinto um medo terrível e muito exposta mas já estou indo a uma psicóloga para tratar a fobia e estou indo 3 vezes a academia pois dizem que isso ajuda… Mas em relação à faculdade eu não estou melhorando e me sinto um lixo por causa disso… Já pensei em me matar mas não tive coragem… Me sinto a pior pessoa do Mundo!!! Pessoa mais inútil que eu não existe… Os meus pais se fartam de gastar dinheiro comigo e eu não consigo fazer nada… O pior é que eles pensam que eu já estou no 4º ano eu ainda estou no 2º!!!! Enfim, não sei como sair disto…

 

Reportar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anti-Spam *

9 Comentários

  • Utilize as redes socias e aprenda a se solta mais se tiver aulas de teatro perto onde vc mora aconselho a fazer.

  • Oi Lua, me identifiquei com seu desabafo e também me sinto assim. Apesar de me sentir muito mal nos momentos mais críticos da fobia social, quando estou tranquila consigo pensar melhor e modificar coisinhas em mim pra encarar isso com mais coragem. Se quiser trocar ideia sobre essas experiências pode me escrever
    Quem sabe a gente não consegue se ajudar de alguma forma?
    Saiba que você não está sozinha nessa!
    Fique bem.

  • Oi Lua. Eu sei muito bem como se sente… Estou passando pela mesma situação, achei que eu estava com outro tipo de problema, mas quando descobri essa tal Fobia Social, vi de cara que é isso que eu tenho. Isso atrapalha e muito a minha vida, o medo de contar à família e a pressão que ela mesmo exerce em nós, nos reprime ainda mais. Passo a maior parte do tempo em meu quarto, não saio muito. Tenho 21 anos, aos 17 entrei na faculdade federal, passei 2 anos enrolando por causa desse problema e saí… A família caiu em cima, o que me deixou pior. Entrei em outro curso da federal há uns 2 anos, mas continuo enrolando….. É horrível, me sinto um lixo. Às vezes tenho vontade de me isolar de todos e ir morar sozinho, me virar, talvez isso me ajudasse. Mas também não sei o que fazer.
    Melhoras para ti

  • Lua

    Compreendo totalmente seu sofrimento , tenho 40 anos e desde que me conheço por gente tenho fobia social, trocar de colégio era um pesadelo, a faculdade não consegui completar , tive poucos relacionamentos amorosos ,passei situações terriveis a minha vida toda por causa disso, as vezes ainda passo.Fui a psicólogos ( não adiantou nada), fui ao psiquiatra e tomei remedios( alivia enquanto vc toma o remédio) mas não resolve, me parece que um boa saída e o enfrentamento gradual das situações de medo com a terapia cognitiva-comportamental, pode ajudar
    Mas depois de 40 anos enfrentando sem sucesso esse problema é suas ocasionais crises comecei a perceber que o que fundamento nosso medo é o orgulho é falta de humildade que está oculta em nossa personalidade, por mais paradoxal que possa parecer, quem tem medo de falhar se acha de alguma forma superior, já que falhar é humano é normal , tente olhar sobre essa perspectiva para ver se ajuda

    • passo mais ou meno pelo mesmo problema era pra mim terminar minha faculdade de t.i em 2013 fiquei em dp nao sabia como falar pro meus pais que tinha ficado com dp, minha dificuldade nao era aprendizado e sim se envolver com as pessoas, falar em público etc, era pra mim ter terminado agora esse ano tranquei por ficar de novo em dp e tbm por dificuldade de me relacionar, falei pro meus pais que fiz esse curso pra ganhar dinheiro rapido e nao falei antes que nao me dava bem com essa area por orgulho que só me prejudicou, hoje meus pais me ajudam me icentivam a fazer oque eu gosto vou fazer, e passo no psicologo, meus relacionamentos duraram poucos também, oque também esta me ajudando além dos meus pais é a atividade fisica e a minha religião.

  • Lua, tenho 17 anos e passei por isso, soh q no meu caso foi pior, tive ataques de panico, nao me comunicava muito e sempre me isolava, isso eh oq me fazia cada vez mais mal.. chorava muito e sem motivos aparentes, tive surtos de depressao, fiz tratamento psicologico por tres meses e meu orgulho foi maior e acabei saindo por conta propria.. meu rendimento escolar era pessimo! Tudo me estressava muito e me desanimava, foi um acumulo de coisas q me deixaram com esses problemas psicoicos.. enfim, assim q sai da psicologa meses depois tudo piorou, me sentia incontrolavel, decidi entao ir no psiquiatra, me receitou um remedio otimo, e que nao era tarja preta! Foi otimo, tenho deito tratamento e tomado sempre! Logico, com acompanhamento psicologico.. mas vai por mim moça psiclogia nao funciona sem psiquiatria, um completa o outro e vice versa.. os remedios sao otimos! Espero q vc possa seguir esse meu conselho, afinal ja pessei mtoo por isso! Melhoras viu! Nao se sinta mal, vc precisa apenas dar o primeiro passo.. dps disso tudo melhora, vai por mim..
    Grande abraço!

  • Crítico JB, eu apenas desabafei aqui porque eu não contei isto para ninguém nem tenho coragem de o fazer… E como sei que é quase impossível eles virem a este site, foi por isso que confessei aqui… Para me sentir um pouco mais aliviada nada mais…

    • Lua, eu já passei por isto, hj sou formado e fiz até pós graduação, é um pouco assustador no início, eu sei, mas você vencerá.
      Apegue-se à DEUS, tenha poucos e bons amigos, converse com gente de bem que possa te ajudar, e não se sinta um lixo, você é muito especial, seus pais e muita gente lhe ama muito, vc nem imagina o quanto, seja sincera com eles, não temas.
      um abraço, fique na PAZ de Cristo.

  • Vc tem medo das pessoas e comenta isso num site que todos podem ter acesso?
    Oque espera com isso, melhorar e ser curada?Aqui?
    Se 200 pessoas tentarem encorajar vc, basta 1 somente ti amedrontar e vc ficará ainda mais perplexa…

    Crítica—— A humanidade se apega em alguma coisa como proteção própria,
    (Deus,Buda,feitiçaria,Arquiteto do Universo,Amor verdadeiro,Blíbia,etc..)
    Tente…. Mais com convicção ….