Desconfiança na Igreja

O motivo de escrever aqui é que estou em uma fase muito difícil no meu casamento por conta da minha religiosidade.
Minha esposa é bastante religiosa, já eu, apesar de acreditar em Deus, não tenho uma aproximação com a Igreja Católica. Sou uma pessoa que gosta bastante de ler, e algumas vezes li coisas que de certa forma me deixaram desacreditado com a Instituição da Igreja Católica. Minha esposa não aceita de forma alguma essa minha posição, chegando a me chamar de herege. Apesar de todas essas minhas dúvidas nunca conversei com alguém da própria Igreja sobre isso. O meu “problema” com a Igreja vem de tempos muito antigos. Eu acredito eu Deus, mas acho, que como toda religião, a Católica não consegue explicar tudo que anseio e; como toda religião; ela tem algumas falhas. Acho o passado da Igreja muito obscuro, as indulgências por exemplo. Inquisição e Cruzadas, que tiveram o apoio da Igreja são “eventos” desastrosos. Porque a Igreja apoiou esses eventos? Ainda tenho muitas dúvidas quanto a Igreja pela mudança de posições acerca de alguns assuntos. Por exemplo a castidade do Padre. Pelo o que eu sei antigamente os Padres da Igreja Católica podiam construir uma família, ter filhos e esposa. Porém em certa época, a posição da Igreja muda, e o Padre deve ser obrigatoriamente celibatário. O que motivou essa mudança? Existe alguma passagem na Bíblia que diga que uma Padre obrigatoriamente deve ser celibatário? Pelo o que eu li, existe sim o preceito de que é desejável um homem de Deus aderir ao celibato, mas sim por vontade própria e não por obrigação. Eu vejo nessa mudança uma motivação basicamente econômica. Pois a Igreja era, e ainda é, dotada de bens e recursos de alto valor. O Padre faz parte da Igreja e ao constituir uma família, em comunhão com a Igreja, quando o Padre morresse a família teria algum direito a terra e riquezas como herança. Então para impedir isso a Igreja adotou o celibato obrigatório. Dito isso eu tenho a visão de que a Instituição da Igreja Católica é afetada por fatores exógenos que não apenas Religião e a Palavra de Deus. Gostaria de entender um pouco mais e quem sabe sanar as minhas dúvidas. Obrigado

 

Reportar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anti-Spam *

1 Comentário

  • Matheus de Meneses Araujo

    Olá, meu nome é Matheus, eu digo isso a você porque também tinha algumas duvidas sobre o catolicismo, e um dos maiores erros da igreja católica é a adoração de santos, fazer para si imagens para adorarem, como a famosa santa maria mãe de Deus, que inclusive eles fazem uma oração que diz “Santa Maria mãe de Deu, ROGAI por nós pecadores…”, o único que intercede por nós é Jesus Cristo [Romanos 8.34; 1ª Timóteo 2.5], e alem do mais, ela não era santa, somente Jesus foi santo na terra, ela tinha a herança pecaminosa adamica igual a todos nós, Jesus foi gerado pelo Espírito Santo, por isso não tinha essa herança que temos do pecado. Deus deu essa lei a Moisés no monte Sinai, em êxodo 20.3-6 fala exatamente do que os católicos fazem o oposto e Deus não se agrada disso.
    por enquanto é só isso mesmo qualquer coisa é só me procurar no face, Matheus de Meneses.
    Tenha um Bom dia com a Graça de Cristo!