Assisto às aulas na faculdade clandestinamente

Algo está me afligindo. Tenho 18, faço 19 ainda nesse semestre mas já aconteceram um turbilhão de coisas na minha vida que me impediram de terminar meus estudos. Praticamente, desde a sexta série não frequento a escola e desde esse tempo tô parada nos estudos. Fiz o último Enem e pra variar tirei uma nota muito ruim, mesmo tirando nota boa eu não poderia entrar no curso de medicina que tanto quero, já que nem o ensino médio eu tenho. Mesmo assim, fiz algo muito ruim: enganei a minha mãe e menti ter passado no Enem, ela como tem pouco conhecimento achou que seria possível ter passado mesmo sem ter terminado o ensino médio. Agora eu estou indo as aulas na faculdade mas, clandestinamente, já fiz várias amizades e todos acham que estou mesmo matriculada. Só que dentro de mim fica aquela mágoa, todos ali estão com o ensino fundamental/médio completo e eu não. Todos realmente são alunos. Como se batesse uma tristeza dentro de mim. Todos me parabenizam pela minha entrada na faculdade, eu finjo agradecer, finjo estar feliz mas dentro de mim só existe mágoa por não ter meus estudos completos e estar mentindo para todos ao meu redor e principalmente minha mãe, que não merece e confia tanto em mim. Enfim, era só pra desabafar seja com quem for, não sei o que fazer até porque eu e minha mãe vivemos de algo que meu pai me deixou (ele faleceu há alguns anos) então daqui há uns 3 anos não terei mais esse auxílio e terei que trabalhar, o que dificultará ainda mais minha entrada na tão sonhada faculdade. Só quero dizer que, se você tem a chance de estar na faculdade não desista, vá em frente, porque muitas pessoas, assim como eu, querem ter a chance de terminar os estudos e não podem :(

 

Reportar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anti-Spam *

7 Comentários

  • Moça, você sabia que o resultado do enem pode servir como certificado do ensino médio para pessoas maiores de idade? Busque maiores informações no site do INEP!

  • Não vou dar lição de moral e te incentivar a dizer a verdade porque é claro que isso magoaria mais a sua mãe e isso você não quer, entendo que sua mentira é justamente para não magoá-la. Vamos a solução prática então:

    1- Através do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) existe uma coisa chamada ENCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), fazendo esse exame você obterá (conseguindo a pontuação mínima) seu certificado de conclusão de ensino fundamental. Não precisa mais frequentar as aulas do eja por 1 ano ou mais para concluir o seu ensino fundamental. Mas claro que você precisa estudar um pouco os conteúdos para obter o mínimo para conseguir o certificado. Para isso, assista aulas do ensino fundamental do telecurso (disponíveis no youtube), resolva exercícios, enfim, estude.

    2- Tendo seu certificado em mãos, estude para o enem. Hoje o governo disponibilizou diversas plataformas excelentes para auxiliar nos estudos, além disso, você acha muito material e aulas excelentes na internet para todas as disciplinas do enem. Estude bastante também para além de conseguir seu certificado do ensino médio (que é obtido através de pontuação mínima no enem, que é algo como 450 pontos na média geral) obter uma pontuação maior que te ajude a conseguir uma bolsa no prouni para a faculdade ou até mesmo entrar em uma universidade pública federal (o que seria melhor ainda).

    3- Pela lei, se você estiver matriculada em um curso superior, poderá estender o benefício que recebe em relação a morte do seu pai até 24 anos de idade.

    Por fim, corra atrás do prejuízo para poder cuidar da sua mãe também no futuro. Você é nova, mas o tempo corre. PS: Passei pelas mesmas situações que você, abandono de estudos, pai falecido, etc. Dá um google nisso para se informar melhor:
    Encceja certificado ens fundamental
    Enem certificação ensino médio
    NovoTelecurso,
    MECFlix,
    HoradoEnem,
    Descomplica,
    Mesalva

  • Vamos lá, você tem apenas 18 anos, se você continuar seus estudos no ensino básico agora então com 20 anos você já consegue ter seu diploma de ensino médio e fundamental por meio de supletivo ou pela nota do ENEM.

    Basta você procurar em qualquer escola pública mais informações sobre o processo de EJA(ensino para jovens e adultos). As aulas do EJA geralmente são noturnas, então você pode facilmente trabalhar de dia e juntar o dinheiro.

    Faça as coisas de acordo com sua ordem cronológica, não tente passar o carro na frente dos bois. Para você ter uma ideia eu terminei meu ensino médio com 17 anos e só fui fazer faculdade aos 20 anos, muitos outros entram com mais de 30 anos. Aprenda que a faculdade não é a chave para o sucesso e felicidade, muitas pessoas se dão bem na vida e nunca colocaram o pé dentro de uma universidade.

  • A grande pergunta. Precisava realmente ter feito tudo?

  • Conta toda a verdade, pior é quando descobrirem, sua mãe vai ter um desgosto muito grande. Ponha-se no lugar dela, toda feliz, contando pra todo mundo. Sua mentira está deixando tudo cada vez pior. Fale a verdade

  • Se você não mora na rua, não tem nenhuma doença grave ou vício extremo, então não tem desculpas pra ter largado os estudos!