Me tornei extremamente tímida e fechada

Sou menina e tenho 20 anos. Sou BV (nunca dei nem selinho), nunca namorei e nunca se quer toquei em um homem. E não tenho nenhum amigo (a).

Até os 12 anos de idade eu adorava minha vida, era feliz e alegre, gostava de ir pra escola, de estudar, tinha muitos “amigos” e conversava praticamente com a sala inteira, trazia colegas na minha casa, tinha muitos sonhos e expectativas para o futuro. Porém, a partir dos 12 anos TUDO MUDOU. Comecei a odiar o mundo, as pessoas, a forma como todos viviam a vida, briguei com todos com quem tinha “amizade” e no fim passei a andar somente com uma “amiga”. Aos 15 anos me mudaram de sala e por um milagre eu fiz MUITAS amizades na sala nova e nos anos seguintes do ensino médio, mesmo sendo tímida. E sempre fiz amizades só com meninos (e nunca passou disso). Nunca mais desde aquela minha “amiga” consegui ter amizade com uma menina. Quando o ensino médio acabou tudo acabou junto. Na época eu estava sem celular e, portanto, não havia como eu e meus “amigos” mantermos contato. Mas eu sabia que eles tinham amizade comigo por convívio, que eram falsos e que aquilo acabaria ali, junto com a escola. Daqui a quatro meses já vai fazer três anos que terminei o ensino médio e nunca mais vi aqueles meninos.

Em 2015 entrei para a faculdade (que era meu sonho), mas acabei odiando o curso e desisti. Escolhi outro e em 2016 comecei um novo curso, odiei e desisti de novo. Detalhe: Nunca consegui fazer amizades! Conversava com as pessoas só quando precisava fazer alguma atividade ou trabalho em grupo. Depois que saí da faculdade nunca mais vi aquelas pessoas. Eu não tenho redes sociais nem WhatsApp, porque não tenho ninguém para adicionar e conversar.

Já faz um ano que estou a procura de emprego, mas não consigo. Nas entrevistas me sinto humilhada pois vejo gente com 18 anos que já faz vários tipos de cursos e sabe falar melhor do que eu. Fora que eu mal começo a falar e os entrevistadores já perguntam: “Você é introvertida/tímida?”, não sei como eles descobrem tão rápido.

Enfim, eu passei a ter uma vergonha extrema de tudo e de todos, na maioria das vezes quando eu falo agora meu rosto fica vermelho. Até pra responder um “sim” pra alguém meu rosto queima. Aí eu fico pensando… Se tenho vergonha até de falar uma palavra monossílaba, como vou trabalhar, fazer amizades e até mesmo namorar? Acho que nunca terei coragem de tocar em um homem e deixar que ele me toque ou de beijar. Tenho medo e vergonha de ter intimidade, seja com amizades ou sexualmente. E o mais estranho disso tudo é que não tenho vergonha de flertar. De ficar olhando nos olhos de desconhecidos, meio paquerando, sabe? Me sinto desejada e gosto desse tipo de atenção. Mas torço pra que não passe disso e que não cheguem em mim.

Não tenho problemas de autoestima relacionados a minha aparência, pelo contrário, me acho extremamente bonita, sou narcisista e egocêntrica, mas me acho um lixo por não conseguir me relacionar com as pessoas.

Queria ter amigos, sair com eles pra qualquer lugar (nunca saí a não ser com minha mãe!!!), queria ter um namorado, queria beijar, e quem sabe até casar e ter filhos. Queria sonhar em ter alguma profissão ou trabalhar em algo. Mas acho que isso nunca vai acontecer!

 

 

Reportar

Deixe um comentário

9 Comentários em "Me tornei extremamente tímida e fechada"

Notificar-me sobre
avatar
4000
Natália
Visitante

Olá, também sou muito tímida e introvertida. Tenho poucos amigos, mas tenho alguns em quem confio e gosto bastante. Timidez não é um defeito, é um traço de personalidade. Podemos ser tímidos a vida inteira, e tudo bem. O problema é quando isso começa a afetar negativamente a nossa vida e se torna um tipo de comportamento social evitativo. O contato com as pessoas em sociedade é necessário para a nossa sobrevivência e bem-estar.
Recomendo que você procure a terapia, pois é assim que eu tenho melhorado cada dia mais. Quando criança, eu não falava com as pessoas, só com o meu pai e mãe. Hoje em dia, com 20 anos, já namorei, fiz amizades, e faço faculdade num campus muito grande, com muitas pessoas. Tenho problemas em ampliar meu ciclo de amizades e tendo a me isolar. Porém, a terapia tem me ajudado MUITO com isso. Algumas pessoas tem preconceito e acham que só loucos precisam ir a psicólogos, mas isso é uma mentira. A terapia nos ajuda a extravasar as emoções, buscar formas de lidar com os problemas que todos têm, e ter uma qualidade de vida melhor.
Se você não pode pagar um psicólogo e não tem um plano de saúde com cobertura para esse serviço, recomendo que procure nas faculdades públicas mais próximas de você que tenham o curso de psicologia. Nas faculdades eles oferecem o serviço de graça ou a preços bastante acessíveis.
Outra dica que te dou, é fazer teatro. Sei que para pessoas tímidas a ideia a princípio parece um absurdo, mas muita gente faz teatro para superar a timidez. Tanto que a maioria das pessoas numa turma de teatro iniciante são tímidas! Vai ser uma forma de conhecer pessoas novas e se soltar bastante. Pode ser difícil no início, mas você precisa superar esse medo. Se você sentir que é impossível, pode parar de fazer, mas pelo menos tente.
O maior medo de pessoas tímidas é o de ser constantemente julgado pelas pessoas ao redor, mas acredite, as pessoas não estão o TEMPO TODO te julgando. E mesmo que estejam, você não precisa se importar com isso. O melhor jeito de superar a timidez, é enfrentar as situações que te deixam nervosa. Porque assim você vai perceber que, muitas vezes, as coisas não são tão ruins quanto você imaginava que seria.

capitu
Membro

Sua història se parece com a minha , pois tbm sou muito tìmida e nunca tive namorado nem amizades, tenho 30 anos e sou virgem , tbm não me imagino ficando ou casando sei là com ninguèm, mas se vc tem vontade de casar ,ter filhos , deixe essa timidez um pouco de lado se e que me entende , e và a luta; Boa sorte pra vc .

Ronan
Visitante

Me manda email que a gente faz amizade! Sou de São Paulo ;)

Membro

Ei querida, quando era mais nova também era um pouco tímida, mas com o passar do tempo, fui superando a timidez! Tenho 02 filhos e o mais velho, vejo que é um pouco introvertido, sempre incentivei ao esporte para ajuda-lo a superar isso.
Bom enfim, se vc quiser fazer nova amizades, estou aqui, segue meu e-mail!!!

Membro

Eu te entendo, eu até digo que meio que somos parecidos, eu tinha uma dificuldade extrema em falar com as pessoas e não sabia oque fazer quando vinham falar comigo, até que um dia eu pensei, cara foda-se se eu não me sinto confiante em falar com as pessoas, foda-se se eu não tenho amigos, então se já está tudo uma merda não tem porque eu ficar para baixo, pior que estava não vai ficar, então eu fui tentando aos poucos, eu olhava para as meninas meio que flertando, comecei a puxar assunto com as pessoas da academia, do tipo um Oi, tudo bem ou Nossa que cansativo é a academia, coisas assim, talvez para outras pessoas parecem ser simples, mas para mim foi uma grande vitória, e como você disse que é bonita fica realmente mais fácil que os outros gostem de você, eu também sou narcisista para caramba, e o problema para nós não é a confiança na beleza, mas sim na conversa. Tenho certeza que aos poucos você vai mudar e comemore cada oi ou boa tarde que você der, assim aos poucos você vai evoluindo, boa sorte e força na peruca! Hsuahsuahsua

Membro

Posso te ajudar. Já ajudei Mtas pessoas com timidez profunda. Meu email é –

Sanduiche Fantastico
Membro
Sanduiche Fantastico

Eu me identifiquei bastante com sua confissão. Quando eu era mais novo eu era muito tímido mas eu conseguia interagir com os colegas de classe. Quando eu tinha mais ou menos 13 ou 14 anos de idade, passei por um período conturbado da minha vida e acabei ficando cada vez mais fechado. Ainda não terminei o ensino médio, mas não tenho nenhum amigo. Minha família me vive reprimindo por causa disso …
Emfim, se você precisar de um amigo ou companhia, eu estarei aqui!

Membro
luuh eduardo Animes

Bom vc precisa se apegar mais a Deus e ser mais confiante e parar de ter medo vai crie um facebook ou alguma coisa assim vai na igreja no grupo jovem ,agr se quiser amizade estou qui .

Vavá
Visitante

Olá meu nome é Vavá e me identifiquei muito com o seu relato, eu terminei o ensino médio a quase 3 anos e desde então minha vida tem sido exatamente igual a sua, já peguei ate depressão e moro em uma cidade do interior o que torna tudo ainda pior :-( Enfim se vc quizer conversar ou quizer um amigo nem que seja vitual eu vou deixar meu contato -. Abrass

wpDiscuz