Meu pai quer uma filha perfeita e dedicada

Sei que parece meio tosco, mas preciso de conselhos para lidar com o meu pai.

Ele sempre foi um homem trabalhador, ambicioso e dedicado. Admiro muito isso nele, pois passou por muitas dificuldades e hoje tem um emprego que nos proporciona uma ótima qualidade de vida; fora que ele sempre da de tudo pra gente, disso eu não posso reclamar. O problema é que ele é uma pessoa muito difícil de lidar, ele não aceita a opinião de ninguém, orgulhoso demais e nunca admite que esta errado, implicante e reclama de tudo; me incluindo nessa lista. Nada do que eu faço esta bom, ele implica comigo até nas pequenas coisas, vive dizendo que sou uma decepção em tudo.

Como estou de férias, não estudei (em casa pro vestibular), e tentei aproveitar ao máximo esse mês de folga, jogando e me divertindo. Ele não ficou nada satisfeito e fez questão de nos últimos 20 dias jogar na minha cara que eu não faço nada e que eu não vou passar no vestibular, fazendo eu me sentir um lixo como sempre. Eu entendo que ele quer o meu melhor, me proteger e etc, mas infelizmente eu não sou o que ele queria que eu fosse! Não gosto de estudar mas me esforço tentando cumprir as metas e entender a matéria, não penso só em trabalho como ele, gosto de jogar e ele diz que é perda de tempo e que eu devia parar, quero fazer especialização no exterior e ele diz que nunca vou conseguir, colocando obstáculos em tudo! Antes eu tentava me impor, mas era desrespeito e acabava ouvindo coisas que me destruíam me deixando super magoada, agora tento ignorar  mas é em vão.

Nunca vou atender as suas expectativas de filha perfeita e dedicada que ele quer, não sou assim e ele não entende e nem se esforça pra compreender, todo dia ouço suas reclamações, implicâncias e insultos. Sei muito bem que um dia ele vai embora, e vou me arrepender de não ter aproveitado o tempo melhor com ele, tento sempre pensar nisso quando brigamos, mas é muito difícil lidar com ele, nunca esta satisfeito com nada, já caiu a ficha de que ele nunca vai se orgulhar de mim e eu já desisti de ser o que ele quer, não tenho capacidade pra nada… me desculpem pela bíblia, agradeço desde já pelos conselhos.

 

Reportar

Deixe um comentário

11 Comentários em "Meu pai quer uma filha perfeita e dedicada"

Notificar-me sobre
avatar
4000
Dedé
Visitante

Olá, bom dia!
Sei que parece impossível, mas vc precisa segurar essa onda e filtrar tudo isso que está acontecendo contigo.
Primeiro vc precisa se desligar dessa coisa de ser a melhor expectativa do seu pai e não apenas aceitar que vc “perdeu”!
Vc sabe o que vc sente e o que vc pensa, enquanto seu pai acha que sabe o que é bom para vc e esse é o jeito dele demonstrar o carinho e preocupação.
Tente se aproximar mais dele e ter mais “calor”nessa relação de Pai e Filho. Converse mais com ele, seja parceira dele, lave o carro dele por exemplo ou faça algo para ele para que demonstre um minimo de carinho e afeto. Pense que ele talvez não tenha tido tais oportunidades que vc teve e talvez a vida dele tenha sido tão dificil quanto a sua e hoje o que ele faz é tentar de dar o que ele não teve de uma forma melhorada e vc fará o mesmo com seus filhos no futuro.
É a evolução da sua familia, pela familia dele e assim foi com os pais e avós dele. Todos os pais são difíceis, por menor que seja o grau de estresse e afinidade, vc precisa entender que a vida dele talvez não tenha sido e não está sendo exatamente como ele queria, mas ele continua tentando e mantendo vcs firme e forte. Alivie um pouco para ele, tente mostrar o seu interesse em resolver as coisas, estudar mais e mostrar resultados. Jogo realmente é perda de tempo se vc apenas joga e não produz mais nada além. Pense que le trabalha o tempo todo e não tem muito tempo para se divertir e aí ele chega em casa e vc está lá, sem preocupação nem boleto para pagar, casa suja, roupa sem lavar e louça na pia, mas o game tá rolando solto e nem o banheiro vc lavou, entende?
Não sei se vc faz essas coisas ou se vcs tem empregada, mas é fato que se vc ajudar seu pai o minimo que seja, ele vai comecar a perceber que vc está crescendo e amadurecendo. Nunca discuta com ele, por mais errado que ele possa estar, ele é seu pai e vc tem que ouvir e aprender com os seus erros e com os dele tambem. Vc é capaz e competente, nasceu para brilhar e ser feliz, as dificuldades vão surgir com o tempo e a diferença vai estar em como vc vai fazer para resolver e a solução tem que ser sempre a melhor para vc e para o Mundo. Vc tem que aprender que a vida muitas vezes é feita de emoção e não razão, mais vale ser feliz do que estar certo sempre. Se um dia ele falar algo que machuca vc, vc tem o poder de decidir alimentar isso e se deixar levar ou apenas perdoar e seguir em frente. Quanto menor for o “ibope” que vc der para tais situações, menor será o tempo que vc irá perder pensando sobre. Se vc tem alguma religião ou crença, ore, fale com seu Deus, fale com a natureza, procure alguém para ajudar, faça uma boa ação e perceba que muita gente não tem nem um terço do que vc tem e elas são felizes mesmo assim, cada um à sua maneira! Fique bem e se precisar, conte comigo!

Mordecai
Membro

Sou pai e de certa forma entendo o lado dele. Cada pai tem uma forma diferente de expressar seu amor. Ele está preocupado com o seu futuro, pelo jeito até mais preocupado do que você. Tente entendê-lo. Imagino que você tem por volta de 18 anos (idade eu que eu saí de casa para morar sozinho). Considere estudar em uma cidade diferente: você estará longe do controle do seu pai e será útil para você aprender a se virar.

Anon.
Visitante

Meu conselho é que voce explique ao seu pai que errou por nao se esforçar tanto e quer ter mais responsabilidade agora nos estudos. Que vc quer dar orgulho a ele um dia. {so de dizer isso ele com certeza ficara muito feliz}
Mas tbm explique a ele que por favor te insentive e encoraje mais com as palavras ao inves de te achar e chamar de incompetente. Ele acha que com isso voce vai melhorar mas isso so te deixa mais insegura e triste.
Te entendo pq tbm passei por isso. Mas ele com certeza esta pensando no seu futuro e quer o seu melhor.

Esta faltando das duas partes cederem, voce jogar menos e se esforçar mais nos estudos. E seu pai sendo menos negativo e te apoiando e acreditando em voce.

Qqlr coisaa
Membro

Olá , entendo a sua situaçao , sou homen e tenho 18 anos e meu maior passa tempo é jogar no pc , mas quando fiz essa idade começou aquela pressão de ” o que eu vou ser da vida ” então decidi entrar em curso preparatório e to tentando me preparar para concurso militar e eu nem sei se realmente quero isso mas se eu passar ja nao vou ser um ”merda ” até pq n sou uma pessoa de muitos amigos e eu gosto de ficar em casa mas pelo menos não tenho essa pressão da minha família pq essa pressao veio de min mesmo mas ao meu ver seu pai so tá querendo o seu bem mas eu sei o quanto é dificil ficar estudando 24 hrs porém não dê muito ouvido ao que seu pai fala sobre ( voce nao vai conseguir ) eu estudo umas 5 hrs por dia e o resto uso pra jogar e to rezando pra ver o que acontece. caso queira conversar cmg me mande seu contato (:

Wander
Visitante

Não se preocupe todos somos especias de algum jeito e com você não e diferente um dia ele vai notar a pessoa brilhante que você é, e na questão dele ficar te diminuindo não liga por quê isso não é verdade, você e como qualquer adolescente que só quer aproveitar a vida, não a motivo pra ficar se preucupando com o futuro viva o presente bem consigo mesma e quando for o momento se organize e pense o que você vai fazer da vida por quê nem a vida e como um mar de rosas, ele tem seu lado suave que são as coisas boas vida e tem seu lado ruim que são os espinhos e se você conseguir conviver com a suavidade das petalas e o lado doloroso dos espinhos você vai viver plenamente feliz .

Eu sei que alguns vão acha isso uma baboseira mais essa e minha maneira de vê a vida.

Carlinha
Visitante

Enquanto morar sob o teto do seu pai terá de respeitá-lo e obedecê-lo, e ele não quer só seu bem, quer que você vá pra uma boa faculdade, quer uma filha vencedora estudando em uma universidade pública… e economizar uma graninha também hahahaha

wpDiscuz